Olá pessoal, hoje temos muitas informações relevantes sobre a decisão do Federal Reserve em relação às taxas de juros nos Estados Unidos.
Análise ao minuto fala do Fed, por Igor Mundstock
Expectativa / Analise previa
O presidente do Fed, Jerome Powell, tem a difícil tarefa de equilibrar o aumento das taxas de juros com a tranquilização dos mercados em meio à crise bancária.
A expectativa é de um aumento de um quarto de ponto percentual na taxa de juros-alvo, de 4,75% para 5%.
A ferramenta FedWatch da CME indica uma chance de 86,4% de que isso aconteça.
No entanto, o aumento das taxas de juros pode ser prejudicial para o sistema bancário, que já enfrenta muitos problemas. As preocupações com os bancos já fizeram com que alguns economistas cogitem uma pausa no ciclo de aperto. O Goldman Sachs, por exemplo, prevê uma paralisação momentânea do combate à inflação, embora mantenha sua previsão para o restante do ano.
Os mercados têm sido afetados pelos problemas bancários nos últimos meses, o que aumenta a pressão sobre o Fed. O banco central já interveio para garantir depósitos em alguns bancos e fornecer empréstimos mais favoráveis por até um ano. A expectativa agora é de que Powell possa explicar sua política dupla, ou seja, como equilibrar o aumento das taxas de juros com a proteção do sistema bancário.