Preço do Ethereum (ETH) pode descer após a atualização Shanghai? Entenda
Esse risco, contudo, foi levado em consideração pelos desenvolvedores do Ethereum, que implementaram limites de saques diários do ETH em staking. De acordo com o site da Ethereum Foundation, um máximo de 16 retiradas pode ser processado em um único bloco. Nesse ritmo, 115,2 mil retiradas de validadores podem ser processadas por dia.
Um relatório da casa de análises Messari descreve que, embora o evento possa resultar em uma grande quantidade de saques, é improvável que ocorra uma venda em massa que possa desvalorizar o ether. Eles apontam três razões principais para isso.
O primeiro motivo é que, no estado atual da rede, apenas 1.575 validadores, ou cerca de 50 mil ETH, podem sair do conjunto de validadores ativos por dia. Mesmo que 20% desses validadores saiam, isso seria aproximadamente igual à pressão de venda estimada que a rede estava vendo dos mineradores antes da Fusão.
Uma segunda razão é que cerca de 70% dos validadores que travaram ether em staking fizeram isso entre 2020 e 2021. Isso demonstra um perfil de HODLers de longo prazo que, segundo os analistas, é improvável que sejam vendedores imediatos.
A terceira razão pela qual a empresa acredita que não vai acontecer um sell-off após a atualização Shanghai é que os investidores que pensam no curto prazo tinham a opção de usar serviços como Lido, Rocket Pool, entre outros, que oferecem staking “líquido”. Essa opção oferece aos investidores o melhor dos dois mundos: eles recebem uma parte das recompensas de validador por seu ETH travado no staking e também recebem um token, resgatável por seus ativos em staking, que pode ser negociado ou usado como garantia enquanto o ETH fica inacessível na Beacon Chain.
Por fim, é importante lembrar que o mercado das criptomoedas é volátil e imprevisível. Portanto, embora existam motivos para se manter otimista, sempre há o risco de que o preço do ether possa sofrer flutuações após a atualização Shanghai. É preciso acompanhar de perto as tendências do mercado e tomar decisões baseadas em análises cuidadosas e estratégias bem definidas.